segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Processador

O processador é o cérebro do computador, encarregado de processar a maior parte das informações. Ele é também o componente onde são usadas as tecnologias de fabricação mais recentes. O processador é o componente mais complexo e frequentemente o mais caro, mas ele não pode fazer nada sozinho. Como todo cérebro, ele precisa de um corpo, que é formado pelos outros componentes do computador.


Compactibilidade com a Motherboard

Em caso de substituição de processador ou de upgrade é importante que se verifique a compatibilidade dos mesmos com a motherboard. Os fabricantes manufacturam às vezes o mesmo  modelo com as revisões diferentes, mudam um componente ou dois, melhorando-os, adicionando características que é impossível se manter. Existem milhares e milhares e nenhuma delas são iguais!  Assim se perder o manual, ou se você necessitar fazer um melhoramento do processador ou da BIOS, e o fabricante não identificou correctamente sua própria placa, resta pouca coisa a fazer.


Processador novo (upgrade)

Se não está contente com o seu processador e pretende comprar um novo verifique primeiro se o processador é compactivel com a socket da Motherboard.





Overclock

O Overclock é uma técnica que permite aumentar a freqüência do processador fazendo com que ele funcione mais rapidamente.

Caixas

A caixa do computador é o esqueleto metálico que protege os seus diferentes componentes internos. As caixas têm além disso outras utilidades como o isolamento sonoro ou a protecção contra as radiações electromagnéticas. Assim, existem normas a fim de garantir um nível de protecção conforme ao regulamento em vigor.

Ventilação
Uma caixa contém o conjunto da electrónica interna do computador. Ora, os elementos do computador podem atingir temperaturas elevadas. É por conseguinte imperativo escolher uma caixa que possui uma boa ventilação, ou seja um máximo de ventiladores, bem como saídas de ar. Assim, é aconselhável escolher uma caixa que comporta no mínimo uma entrada de ar à frente, munida de um filtro de ar amovível, bem como uma saída de ar na parte traseira.


Ruidos

Deve sempre ter em atenção a forma de como coloca o material dentro da caixa. Tente ser o mais organizado possível com os cabos, evitar que haja muita prossimidade entre os componentes.


PCs Tunning



 

Motherboard

Tipos de Motherboard

 
-AT
As Motherboards de tipo AT (Advanced Technology) foram as primeiras a ser desenvolvidas (na década de 80). O seu tamanho padrão era reduzido, o que dificultava a instalação dos componentes e serviu de “móbil” para o desenvolvimento dos modelos ATX.


-ATX
ATX (Advanced Technology Extended) é um padrão, desenvolvido no ano de 1995, que define o tamanho das motherboards dos computadores. É o formato actualmente utilizado nos computadores e veio substituir o modelo antigo AT, numa versão melhorada.
Recentes avanços como o Hyper Thread e o Dual Processing permitem simular a existência de dois processadores num computador com apenas um processador. Para tal, é necessário possuir uma motherboard que suporte esta funcionalidade e ter dois chips de memória instalados em duas slots. A “inteligência” da motherboard vai permitir alocar processamento a cada uma das memórias e executar determinados programas em cada memória independentemente da outra, tal como se fossem dois processadores distintos. Vantagens: se um dado programa está a consumir toda a memória, fá-lo-á agora numa das memória continuando o processamento normal na outra, não havendo grande impacto na utilização do computador. Desvantagens: instabilidade. Sendo uma técnica ainda recente e em evolução, tem ainda muito a evoluir até atingir maturidade suficiente para poder ser amplamente utilizada.





Posso eu substituir a motherboard no meu sistema?

Sim, pode-se substituir as Motherboards no sistema mas tem de ser compactiveis com o processador. Pode-se ver se é compactivel no site do fabricante da Motherboard.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Não se ouve som?
Verificar se o computador possui uma placa de som
Reinstalar drives
Instalar caixas de som
Formatar o computador

Só se ouve numa só coluna?
Verificar se as colunas estão correctamente ligadas
Verificar se a entrada das colunas não está estragada
Comprar colunas novas

O som está distorcido?
Verificar se esta tudo bem com a placa de som interna

Não se ouve em todos os programas:

Quando se liga o computador, ouve-se um(s) ruído(s) estranho(s) ou não habitual(ais).

Soluções:

Activar e desactivar todas as opçoes do volume control, tanto de sound input, como de sound output.

Mudar na BIOS a configuração do Audio frontal.
Verificar se os cabos da caixa estão em contacto com as ventoinhas.

No Boot Device, Missing Operating System

Quando o monitor mostra a mensagem: “No Boot Device, Missing Operating System”, deve proceder da seguinte maneira:

Verifique se a drive está acessivel, cabos de energia e dados.
Esta mensagem  de erro pode ser normal quando não tem nenhum SO dentro do disco;

O que fazer quando os Discos SATA não são reconhecidos?

Os discos Serial ATA nem sempre são reconhecidos originalmente pelo sistema como é o caso com os discos IDE.

Geralmente é preciso instalar os pilotos Serial-ATA fornecidos com sua placa mãe a fim de que o sistema operacional seja capaz de assumir os discos SATA.

Consulte o manual de sua placa mãe para maiores informações.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Projecto - Montagem de Computador

Foi pedido como trabalho a montagem de um computador para isso terei de arranjar materias e escrever detalhadamente os passos que irei dar...

1º - Arranjar material necessario a construção do computador(a caixa, placa mãe, processador, módulos de memoria RAM, etc)...

2º - Planear os furos para colocar as peças

3º - Escolher o local mais apropriado para a motherboard

4º - Assegurar a boa ventilação do pc

5º - Começar o projecto

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

A Montagem de um computador

Colocação da Motherboard na Caixa:
Verificar quais dos furos na caixaque see alinham com os furos da board.
Nesses furos colocam os parafusos(spacers).

Alinhae e coloque a motherboard sobre os “spacers” e aparafuse-a.

Colocação do Processador:
Para colocar o processador na placa- mãe basta levantar a alavanca,encaixar o procesador sem fazer muita pressão porque pode estraga-lo,e travar baixando a alavanca.
É muito importante não deixar os fios tocar nos pinos.

Colocação da placa de vídeo:
As ranhuras das placas de video PCI na motherboard são brancas, ao contrário das ranhuras das placas de video AGP, que por sua vez são um pouco mais escuras. Logo de seguida coloque a sua placa na ranhura e faça um pouco de força até que a placa encaixe bem.
Colocação das Memórias:

Abram as patilhas do encaixe das memórias e encaixem as memorias ram, de seguida faça um pouco de força para baixo até as patilhas fecharem.

Ligações à fonte de alimentação:
Certifique-se de que tem potência suficiente para alimentar correctamente todos os componentes da máquina. 
Agora questão de conectar os cabos da alimentação a todos os componentes. Comece pela motherboard. O cabo vai conectar directamente à motherboard.
Finalmente conecte o disco rígido e a drive de CD’s/DVD’s
Hoje em dia os CPU’s já exigem alimentação própria, aos que também deveram ligar a alimentação.

Ligações de discos e drives ópticas:

Primeiro retire a tampa do sitio onde vai colocar a drive, para que possa instalar o cd-rom. Depois escolha a maneira como vai instalar a drive.
Para defenir se a drive vai ser MASTER ou SLAVE deve primeiro ler o manual de instruções da mesma.
Para terminar, deve-se ligar o cabo de energia e o cabo flat na placa-mae e no drive.
Agora em relação á montagem do disco (HD) é exactamente igual à montagem do drive, só tem de ter mais cuidado, para não o danificar. Coloque o HD na sua posição e aparafuse-o.

Ligações de periféricos:

O seu computador já tráz vários encaixes, para que voçe possa adicionar algum hardware que ache util.
Ao comprar o hardware que vai instalar no computador tenha sempre a ideia de ver se é compativel com os seguintes requesitos: Sistema Operativo, encaixes das ranhuras, tipo de placa e a bios.
 Pode adicionar placas de video, placas de som, rede, tv, etc… cada placa encaixa na sua própria ranhura na motherboard. Por tráz da caixa tambem tem umas ranhuras onde saiem as placas, aí voçe liga por exemplo, se voçe instalou uma placa de video liga aí um monitor.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

23 de Setembro de 2010

Nesta aula apresentei um trabalho com o Ricardo...

Abordamos o seguinte tema:

Cuidados a ter na reparação de computadores

Problemas com os cabos

A apresentação correu bem, acho que conseguimos transmitir o que nos foi pedido.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

16 de Setembro 2010

Fui obrigado a criar um blogue pelo meu professor de Arquitectura de Computadores. Este blogue será actualizado semanalmente. Terei sempre que fazer um pequeno resumo do que fiz durante a aula...