-AT
As Motherboards de tipo AT (Advanced Technology) foram as primeiras a ser desenvolvidas (na década de 80). O seu tamanho padrão era reduzido, o que dificultava a instalação dos componentes e serviu de “móbil” para o desenvolvimento dos modelos ATX.
-ATX
ATX (Advanced Technology Extended) é um padrão, desenvolvido no ano de 1995, que define o tamanho das motherboards dos computadores. É o formato actualmente utilizado nos computadores e veio substituir o modelo antigo AT, numa versão melhorada.
Recentes avanços como o Hyper Thread e o Dual Processing permitem simular a existência de dois processadores num computador com apenas um processador. Para tal, é necessário possuir uma motherboard que suporte esta funcionalidade e ter dois chips de memória instalados em duas slots. A “inteligência” da motherboard vai permitir alocar processamento a cada uma das memórias e executar determinados programas em cada memória independentemente da outra, tal como se fossem dois processadores distintos. Vantagens: se um dado programa está a consumir toda a memória, fá-lo-á agora numa das memória continuando o processamento normal na outra, não havendo grande impacto na utilização do computador. Desvantagens: instabilidade. Sendo uma técnica ainda recente e em evolução, tem ainda muito a evoluir até atingir maturidade suficiente para poder ser amplamente utilizada.
Posso eu substituir a motherboard no meu sistema?
Sim, pode-se substituir as Motherboards no sistema mas tem de ser compactiveis com o processador. Pode-se ver se é compactivel no site do fabricante da Motherboard.
Sem comentários:
Enviar um comentário