segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Processador

O processador é o cérebro do computador, encarregado de processar a maior parte das informações. Ele é também o componente onde são usadas as tecnologias de fabricação mais recentes. O processador é o componente mais complexo e frequentemente o mais caro, mas ele não pode fazer nada sozinho. Como todo cérebro, ele precisa de um corpo, que é formado pelos outros componentes do computador.


Compactibilidade com a Motherboard

Em caso de substituição de processador ou de upgrade é importante que se verifique a compatibilidade dos mesmos com a motherboard. Os fabricantes manufacturam às vezes o mesmo  modelo com as revisões diferentes, mudam um componente ou dois, melhorando-os, adicionando características que é impossível se manter. Existem milhares e milhares e nenhuma delas são iguais!  Assim se perder o manual, ou se você necessitar fazer um melhoramento do processador ou da BIOS, e o fabricante não identificou correctamente sua própria placa, resta pouca coisa a fazer.


Processador novo (upgrade)

Se não está contente com o seu processador e pretende comprar um novo verifique primeiro se o processador é compactivel com a socket da Motherboard.





Overclock

O Overclock é uma técnica que permite aumentar a freqüência do processador fazendo com que ele funcione mais rapidamente.

Caixas

A caixa do computador é o esqueleto metálico que protege os seus diferentes componentes internos. As caixas têm além disso outras utilidades como o isolamento sonoro ou a protecção contra as radiações electromagnéticas. Assim, existem normas a fim de garantir um nível de protecção conforme ao regulamento em vigor.

Ventilação
Uma caixa contém o conjunto da electrónica interna do computador. Ora, os elementos do computador podem atingir temperaturas elevadas. É por conseguinte imperativo escolher uma caixa que possui uma boa ventilação, ou seja um máximo de ventiladores, bem como saídas de ar. Assim, é aconselhável escolher uma caixa que comporta no mínimo uma entrada de ar à frente, munida de um filtro de ar amovível, bem como uma saída de ar na parte traseira.


Ruidos

Deve sempre ter em atenção a forma de como coloca o material dentro da caixa. Tente ser o mais organizado possível com os cabos, evitar que haja muita prossimidade entre os componentes.


PCs Tunning



 

Motherboard

Tipos de Motherboard

 
-AT
As Motherboards de tipo AT (Advanced Technology) foram as primeiras a ser desenvolvidas (na década de 80). O seu tamanho padrão era reduzido, o que dificultava a instalação dos componentes e serviu de “móbil” para o desenvolvimento dos modelos ATX.


-ATX
ATX (Advanced Technology Extended) é um padrão, desenvolvido no ano de 1995, que define o tamanho das motherboards dos computadores. É o formato actualmente utilizado nos computadores e veio substituir o modelo antigo AT, numa versão melhorada.
Recentes avanços como o Hyper Thread e o Dual Processing permitem simular a existência de dois processadores num computador com apenas um processador. Para tal, é necessário possuir uma motherboard que suporte esta funcionalidade e ter dois chips de memória instalados em duas slots. A “inteligência” da motherboard vai permitir alocar processamento a cada uma das memórias e executar determinados programas em cada memória independentemente da outra, tal como se fossem dois processadores distintos. Vantagens: se um dado programa está a consumir toda a memória, fá-lo-á agora numa das memória continuando o processamento normal na outra, não havendo grande impacto na utilização do computador. Desvantagens: instabilidade. Sendo uma técnica ainda recente e em evolução, tem ainda muito a evoluir até atingir maturidade suficiente para poder ser amplamente utilizada.





Posso eu substituir a motherboard no meu sistema?

Sim, pode-se substituir as Motherboards no sistema mas tem de ser compactiveis com o processador. Pode-se ver se é compactivel no site do fabricante da Motherboard.